Fundado em 1950 por Victor Civita como Editora Abril, o Grupo Abril é hoje um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação da América Latina. Ao longo de sua história expandiu e diversificou suas operações, e hoje fornece conteúdo de qualidade em multiplataformas. A Editora começou com a publicação O Pato Donald num pequeno escritório no centro de São Paulo. Ao todo, tinha meia dúzia de funcionários. Victor Civita chamou a empresa de Abril porque na Europa esse mês dá início à primavera. "A árvore é a representação da fertilidade, a própria imagem da vida. O verde é a cor da esperança e do otimismo."
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZcNkbqsCZx-1-rnRArXtWhoF9MiELi6uvJBX_YWsgJyS-XW0P-oLZkoDOxPFOr2xAL-yJ0-i8FdKlKsBR9eKbRS5BaKtTq2sqGK_H-sQePYC1YkVifoKIRcdSlgGK9HYptKIVjgkh5xIk/s320/imagem1.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSe8g-Du-oRxjPWsaLxcb_Y3SMbC13WJss6Uehe7Zny6ui59FI_-TsQcBHS7rFDGjzrNqXD7WoVjNB9PyHbH6mm1KY9lJwG4A4s_TwMh7LY-Ro2YgEAyCcZLpc_y6NrmX4J4WM1XaTqady/s320/imagem.bmp)
No fim da década de 1950, a Abril começou sua grande transformação. Nos anos seguintes, atrairia os profissionais mais talentosos do país e investiria em treinamento e tecnologia, inaugurando uma cultura jornalística brasileira em texto, fotografia, edição e produção.
Em 1960, num empreendimento inovador e ousado, Victor Civita resolveu publicar obras de referência em fascículos. Foi um fenômeno editorial. O conhecimento antes restrito às bibliotecas e livrarias chegava às bancas. Ao mesmo tempo, o crescimento da família Disney e o lançamento de Zé Carioca, em 1961, estimularam os quadrinhos nacionais. Recreio, lançada em 1969, levou mais adiante a proposta de educar divertindo com suas histórias e atividades. Circulou por 12 anos e em 2000 foi relançada com uma proposta editorial atualizada. Atualmente a Editora Abril publica mais de 30 títulos infanto-juvenis e cerca de 20 edições especiais infantis por ano.
Funcionárias da Divisão de Fascículos embalam Os Cientistas, em 1972.
A Abril esteve presente nas principais transformações da sociedade brasileira. O crescimento do turismo e da indústria automobilística, por exemplo, fez nascer Quatro Rodas, Guias Quatros Rodas e Viagem e Turismo. Futebol e sexo ganharam revistas sobre o assunto com Placar, Playboy, Vip e Mens Health.
E a Revista Veja, hoje a maior revista do país e a terceira maior revista semanal de informação do mundo, foi responsável por algumas das melhores reportagens publicadas na imprensa nacional.
Para continuar na liderança, a Abril diversificou sua atuação. Investiu em televisão e internet. Colocou no ar a TVA, TV digital, internet em banda larga e Voip e a MTV, com programação de qualidade dirigida ao jovem. Na internet, a primeira iniciativa foi o BOL, Brasil On-Line, lançado em 1996 e logo incorporado ao UOL. Em 1999 foi lançado o Ajato, provedor de internet em banda-larga. Hoje a Abril possui mais de 70 sites e todos podem ser acessados por intermédio do PortalAbril,http://www.abril.com.br/ . A educação, cada vez mais importante na era do conhecimento, é também uma das áreas de negócio da Abril. Com a aquisição em 1999 de parte das Editoras Ática e Scipione e em 2004 da totalidade das ações, lidera o mercado brasileiro de livros escolares com 25% de participação do mercado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6TSNCVTKd7UDwcG0jFSSgnezmHThyphenhyphenr2FfrJj9U9b2Pcfqqq40Vtx33VDGPcId1UeGcbmKjKry0dfgXS2E8EtU5WPagfdl-Mh8jTKRkz2al-X5i4p52Mzh8_HhLjaZKoq7aVFHr90KBFQ_/s320/imagem.bmp)
A Abril continua em plena transformação e, com o habitual pioneirismo, anunciou a sociedade com o grupo de mídia sul-africano Naspers, em maio de 2006, que passou a deter 30% do capital do Grupo, incluindo a compra dos 13,8% que pertenciam aos fundos de investimento administrados pela Capital International, desde julho de 2004.
A liderança que exerce no mercado e os impressionantes números comprovam que o sonho de Victor Civita era um grande negócio. Hoje a Abril publica mais de 300 títulos, que chegam a 22 milhões de leitores. A Gráfica utiliza processos digitais e imprime cerca 350 milhões de revistas por ano. Com todos os seus sites, atinge cerca de 100 milhões de page views e 8 milhões de visitantes únicos todos os meses e os jovens espectadores da MTV passam de 9 milhões ao mês. As editoras Ática e Scipione produziram mais de 4.000 títulos e vendem 37 milhões de livros por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário